Saúde e segurança dos funcionários como prática estratégica para as empresas

Vida estressante, correria, metas e carga horária de trabalho exaustiva: tudo isso contribui para problemas de saúde e emocionais. Com isso, os funcionários acabam não rendendo tanto quanto poderiam render se tivessem atividades e condições de cuidar melhor da saúde e melhorar essa rotina cansativa. Empresas que se preocupam com a saúde e com a segurança dos seus funcionários ganham em produção e rentabilidade. A sua empresa fica atenta a isso?

Como as empresas podem atuar para melhorar a saúde e segurança dos funcionários

Plano de saúde

Oferecer um plano de saúde empresarial é essencial para garantir um bom atendimento aos funcionários. Através dele, a empresa terá a certeza de que, caso haja um acidente de trabalho, o funcionário terá um bom e eficiente atendimento. Além disso, o plano de saúde serve como uma bonificação muito bem aceita pela equipe, que se sente mais tranquila em saber que caso precise terá como ter um atendimento de saúde eficaz. Isso ajuda até a manter os bons funcionários na organização.

Invista em prevenção

Orientar as pessoas a procurarem um nutricionista para terem uma alimentação adequada, a fazerem fisioterapia para evitar lesão por esforço repetitivo, realizarem exercícios com braços para evitar LER, entre outros cuidados preventivos é essencial para manter a saúde e a segurança do trabalhador.

Tudo isso pode ser feito através da disponibilização de um bom plano de saúde e da orientação dos funcionários para que usem esse plano oferecido pela empresa não só quando adoecerem, mas para evitarem problemas e cuidarem da saúde de maneira preventiva.

Check up anual

Incentivar e orientar os funcionários a realizarem exames anuais ou até semestrais, dependendo da idade e da saúde, para controle de glicemia, triglicerídeos, colesterol, entre outros, é uma outra maneira de trabalhar para a saúde do colaborador. Isso também pode ser feito através do plano de saúde empresarial que você oferecer à sua equipe.

Equipamento de proteção individual

Tanto a segurança, quanto a saúde da equipe, são garantidas também com o uso dos equipamentos de proteção individual, os EPIs, que obrigatoriamente devem ser dados pela empresa. Porém, não basta apenas entregar para o trabalhador. É necessário que ele saiba como usar e porque usar. Para isso, uma palestra e treinamento devem ser oferecidos na empresa e isso também pode ser realizado em parceria com o plano de saúde empresarial.

Ginástica laboral

Invista em sessões de ginástica laboral para evitar lesões na sua equipe. Isso pode ser feito no próprio ambiente de trabalho, com a contratação de um profissional especializado para orientar. Com isso, você evitará doenças como a LER, melhorará o rendimento das pessoas e diminuirá o número de afastamentos do trabalho por problemas de saúde.

Ioga

Aulas de ioga oferecidas após o expediente também são ótimas opções que já estão sendo adotadas por diversas empresas. Elas não devem ser obrigatórias, mas as pessoas devem ser incentivadas a fazerem. Você pode até incluí-las uma vez por semana no horário do expediente. Por exemplo, para que a pessoa comece um final de semana mais relaxado, na última hora de trabalho poda sexta-feira, ofereça aula de ioga para a equipe. Ela ajuda a relaxar, diminuir o estresse e se sentir melhor. Com isso, colabora para a saúde e para o melhor desenvolvimento de trabalho da equipe.

Temos o plano de saúde ideal para você que se preocupa com a saúde e segurança da sua equipe. Entre em contato conosco!  

No Comments Yet.

Leave a comment

Current ye@r *