Documentos necessários para alugar um imóvel, saiba quais são

documentos necessários para alugar um imóvelQuem ainda não tem condições de comprar uma casa ou apartamento acaba optando por alugar um imóvel para morar — o que, dependendo da época e da localização, muitas vezes é mais vantajoso do que pagar as parcelas referentes à aquisição de um imóvel ao longo de 20 ou 30 anos.

O problema é que alugar um imóvel pode não ser um processo tão fácil quanto a maioria das pessoas costuma imaginar. O futuro inquilino deve providenciar certo rol de documentos para que a imobiliária e o locador avaliem suas condições e, enfim, liberem o contrato para ser assinado por ambas as partes. Por isso, para facilitar o processo, separamos aqui os principais documentos necessários. Confira!

Documentos identificadores do inquilino

Um dos requisitos primordiais para conseguir a liberação do contrato é se identificar a pessoa com quem se está lidando, e para isso servem, a princípio, os documentos mais importantes de registro do eventual locatário. Assim, você deve separar uma ou mais cópias da carteira de identidade (RG) e do CPF. Se o contrato for feito por casal, os documentos devem ser dos dois.

Comprovante de renda

O mais importante é que o locatário consiga comprovar que possua rendimento superior a três vezes, pelo menos, o valor do aluguel. E essa circunstância varia, de acordo com a imobiliária ou locador com quem se pretende contratar. No caso de um trabalhador assalariado, podem-se apresentar os três últimos holerites (contracheques de salário), a declaração de Imposto de Renda ou a carteira profissional (CTPS). Ou alguns desses documentos combinados.

Se a pessoa for um profissional liberal ou informal, é preciso trazer à tona outros recursos que comprovem que seus rendimentos se ajustam ao valor da locação.

Comprovante de residência atual

Deve-se apresentar prova de residência atual, o que pode ser feito a partir de cópia de boletos de pagamento dos serviços como água, luz, telefonia, desde que preferencialmente no nome do titular da locação que se pretende. Além da cópia do documento, é preciso levar o original para conferência.

Documentos do fiador

Um dos fatores que mais dificultam a concretização do aluguel é a busca por um fiador, que é a pessoa que vai responder pela eventual falta de pagamento de quem está locando o imóvel e se encontra inadimplente com suas obrigações.

São solicitados os mesmos documentos para esta pessoa, como RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de rendimento (igual ou superior a três vezes o valor do aluguel), certidão de casamento (se for o caso). Além disso, o fiador normalmente precisa ter imóvel no município onde se quer a locação, e deve oferecer uma certidão atualizada de imóvel de sua propriedade e que esteja livre de qualquer ônus. Além disso, o fiador também deverá comprovar renda compatível com a locação, mediante holerite ou extratos bancários.

A situação pode ser um pouco complicada , se o locatário não conseguir um fiador e uma saída bastante vantajosa será recorrer ao seguro fiança, bastante aceito no mercado. Tal expediente substitui com segurança e confiabilidade o papel do fiador na relação jurídica de aluguel.

Caso a sua opção seja pelo seguro fiança, os documentos são simples: RG, CPF e comprovante de renda. Vale ainda lembrar que algumas imobiliárias cobram taxa de análise, porém na seguradora a análise está isenta de qualquer taxa adicional.

Outros documentos

Vale dizer ainda que algumas imobiliárias, por exemplo, exigem o preenchimento de uma ficha cadastral, a qual deve receber a firma do interessado ao final. Outros documentos, a depender de cada caso, podem ser requeridos pedidos, mas como mera formalidade, como a certidão de casamento, de óbito do cônjuge ou de divórcio.

Se você já está inclinado a ver um imóvel para alugar, uma recomendação válida é já começar a separar toda a documentação necessária e guardá-la em um arquivo ou pasta pessoal, para quando encontrar o imóvel que você ache adequado tudo já esteja em mãos para agilizar o processo.

E então, se sente mais preparado para alugar uma casa ou apartamento depois de ler nosso post? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

No Comments Yet.

Leave a comment

Current ye@r *