Alugar casa ou apartamento: qual é a melhor opção?

Na hora de alugar um imóvel para residir, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração e que devem preencher bem o seu perfil, sua rotina e as necessidades que você pretende que sejam atendidas de maneira adequada. Esses aspectos vão determinar não só o local para onde vai se mudar, mas também coisas mais fundamentais ainda, como se o imóvel será uma casa ou apartamento.

Se você tem dúvida sobre o que seria mais adequado para sua situação, entenda as vantagens e desvantagens principais de se morar em um apartamento ou casa.

Os prós de alugar casas

Essas residências em geral são mais espaçosas do que apartamentos, deixando mais chances para se criar animais de estimação ou realizar o plantio de mudas, ervas e arbustos que quiser. Elas proporcionam mais privacidade para os moradores, além de livrar o locatário de ter que pagar as taxas de condomínio, como acontece nos aluguéis de apartamentos. Quem for morar no local poderá criar as próprias regras, apenas tendo que se submeter aos impedimentos que o dono do imóvel decretar.

Os contras de alugar casas

O principal problema de se morar em casas tem a ver com a segurança. Afinal, roubos e furtos ocorrem com frequência muito maior em casas do que em apartamentos. Como o local não é fechado e de difícil acesso tal qual um condomínio, e há ausência de vizinhos muito próximos, apesar de motivar mais privacidade, a casa fica mais vulnerável. Será mais difícil também, com isso, estabelecer relacionamentos com os vizinhos de rua, o que só será feito depois de muito tempo residindo no lugar e apenas com poucas pessoas.

Os prós de alugar apartamentos

Esta opção, ao contrário da casa, oferece uma grande segurança para o condômino, já que o apartamento em geral é vigiado por zelador, porteiros e pelos próprios vizinhos. Quando os moradores estiverem ausentes, no trabalho ou em viagens, seus pertences estarão mais bem protegidos. Há a oportunidade efetiva de se constituir laços de amizade com outros moradores e, caso haja crianças pequenas na família, será viável que elas brinquem com segurança nas dependências do condomínio, já que muitos são equipados com playground, piscina, salão de jogos, quadras esportivas e muito mais.

Os contras de alugar apartamentos

Ser morador de um apartamento significa estar inserido em um condomínio, o que quer dizer que você terá que se ajustar às regras de convivência do lugar. É claro que cada edificação traz um modelo de perfil dos moradores e conjunto de regras de convívio, e quem pretende locar um apartamento deve, antes de mais nada, entender como funciona a vizinhança do local e qual é a rotina dos condôminos, o que é aceito e o que é proibido, conforme o regulamento interno. Há sempre o risco, também, de se morar com algum vizinho encrenqueiro, barulhento ou que não cuida bem de seu imóvel, levando problemas de higiene ou mau cheiro até a sua unidade. Além disso, a privacidade fica menos abrigada, já que não se deve fazer barulhos em excesso, e qualquer coisa que se fizer, ou pessoas que levar ao imóvel, possivelmente será um fato observado por porteiros e vizinhos.

É lógico que muitos outros aspectos, como preço, localização e proximidade de vias públicas e infraestrutura urbana, por exemplo, influenciam na sua decisão de onde morar. Contudo, esta análise não pretende ser irrefutável, já que é importante que seja feita uma conferição mais rigorosa do seu perfil e de suas pretensões, de modo a entender qual tipo de habitação seria mais acertada para seu caso. Você está procurando que tipo de imóvel para alugar? Qual dessas informações chamou mais a sua atenção? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas ideias!

No Comments Yet.

Leave a comment

Current ye@r *