7 dicas antes de alugar um imóvel

Saiba o que fazer na hora de alugar uma imóvel

dicas para locação de imóveisA prática de alugar imóveis é usada por muitas pessoas que não podem, mesmo que temporariamente, adquirir um imóvel para moradia própria.

Procurar por uma casa ou apartamento não é uma tarefa tão simples quanto parece. Exige tempo, dedicação e atenção, pois existem detalhes importantes que não podem ser deixados de lado, pois poderão resultar em problemas futuros.

Alugar um imóvel para você e sua família é algo de muita importância, sendo necessário avaliar uma série de fatores.

Para ajudá-lo (a) na tomada de decisão, selecionamos algumas dicas de profissionais que atuam nesta área:

Dica 1: O valor de um aluguel nunca poderá ultrapassar mais de 30% do orçamento mensal familiar, pois além do valor do aluguel, é preciso se preparar para os encargos adicionais, como por exemplo, IPTU, taxa de condomínio, água, luz etc.

Dica 2: Ao verificar o imóvel, o locatário deve levar em consideração o estado de conservação geral do imóvel, tais como piso, vidros, portas, janelas, a parte hidráulica e elétrica etc, bem como se informar sobre a localização do imóveis, como por exemplo acesso ao metrô, supermercados, escolas etc.

Dica 3: Certifique-se sobre a idoneidade do proprietário e assegure-se de que, quem está alugando, é realmente o proprietário.

Dica 4: Pode parecer uma boa idéia procurar o seu novo lar sozinho, negociar diretamente com o proprietário e conseguir um preço melhor, mas acredite, não é.

As imobiliárias são empresas especializadas em locação de imóveis. É aconselhável que se faça a locação através de uma empresa especializada o que lhe proporcionará segurança e tranquilidade na contratação, pois é a imobiliária quem lhe dará toda consultoria, tanto na procura do imóvel quanto na intermediação e/ou negociação com o proprietário.

Dica 5: É  essencial guardar todos os documentos relativos à locação em uma pasta e local seguro, tais como contrato de locação, laudo de vistoria e  recibos de pagamento dos aluguéis e encargos.

Dica 6: O Locatário ( inquilino) deve notificar ao Locador ou imobiliária a respeito de todos os danos que ocorrerem no imóvel em razão de chuva, infiltração, defeitos em instalações, etc para evitar complicações no momento da entrega do imóvel.

Dica 7: Os acordos eventualmente realizados, de qualquer natureza, entre Locador e Locatário deverão ser escritos, para evitar problemas para ambas as partes.

Caso necessite de ajuda, sita-se a vontade em nos procurar, teremos um imenso prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco Agora

No Comments Yet.

Leave a comment

Current ye@r *